Música urbana e periférica segue se afirmando em posição de destaque no mundo todo meio século depois de surgir pelas mãos de comunidades afro e latino-americanas
Desde que surgiu há 50 anos, nos Estados Unidos, o hip hop manteve ao longo das décadas a sua relevância artística dentro da cultura popular não só daquele país, mas do mundo todo. Muito mais que um gênero musical, forma da qual é mais lembrado, o termo abraça uma série de movimentos artísticos que passam pela dança, pela moda e pelas artes visuais.
Na música, o papel de destaque do hip hop no cenário internacional é indiscutível, vide a última atualização da Billboard Hot 100, que lista as músicas mais tocadas nos Estados Unidos. Entre as dez músicas do topo, quatro são hip hop. No ano passado, o show do intervalo do Super Bowl — apresentação que tem uma das maiores audiências do mundo — foi inteiramente dedicado ao hip hop, reunindo grandes artistas do gênero.
O que é o hip hop e como surgiu?
O hip hop é um movimento, sobretudo musical, surgido no Bronx, em Nova York, nos anos 1970. As comunidades afro e latino-americanas foram as principais responsáveis não só pelo desenvolvimento do movimento, mas também pela propagação.
Especialistas dizem que o hip hop nasceu no dia 11 de agosto de 1973, quando o dj Kool Herc e sua irmã Cindy Campbell organizaram uma festa, na avenida Sedwick, 1520, Bronx, em Nova York. Essa festa ficou marcada como o nascimento do Hip Hop.
O DJ percebeu que os convidados da festa se divertiam quando ele tocava a parte rítmica das canções de James Brown, sem as letras. Então, Kool Herc decidiu tirar a agulha dos toca-discos, produzindo os primeiros scratches e possíveis remixes de músicas, ao vivo, durante a sua perfomance. Nascia o Hip Hop.
Como gênero musical, o hip hop é definido por batidas rítmicas marcadas pela repetição — o "loop" —, criadas por DJs e beatmakers. Podem, e quase sempre são, acompanhadas do rap — jeito de cantar que acompanha as batidas da música, com poesias discursadas nas quais se prioriza a rima.
Por ter surgido nas periferias, o hip hop frequentemente levanta temas de cunho social, como a marginalização do povo preto, a desigualdade social e a criminalidade. Mas trata também de temas comuns aos outros gêneros, como relacionamentos amorosos ou sobre o dia a dia do autor.
Segundo o DJ Afrika Bambaata, tido como um dos padrinhos do hip hop, o movimento é composto por quatro pilares fundamentais: o rap, o DJ, breakdance (estilo de dança surgida junto ao gênero) e o graffiti (arte urbana feita em espaços públicos que também se popularizou naquela época).
Por que o hip hop tem esse nome?
Hip, em inglês, se refere a algo atual. Hop, um termo mais recente, está relacionado ao movimento de dança. Diz-se que a primeira aparição do termo foi em 1979, embora o movimento já estivesse relativamente desenvolvido nesta época. O rapper Keith “Cowboy” Wiggins e o DJ Grandmaster Flash são frequentemente creditados como "pais" do termo.
Quem são os principais artistas do hip hop?
Os DJs Grand Master Flash, Afrika Bambaataa, DXT, Hollywood, GrandWizard Theodore e Pete Jones foram alguns dos primeiros entusiastas do hip hop nos anos 1970. Os anos 1980 e 1990 revelaram uma série de rappers que ganharam fama internacional, como Tupac Shakur e Notorious BIG.
Em fevereiro deste ano, a revista Billboard divulgou uma lista dos 50 maiores rappers de todos os tempos, de acordo com a publicação. Confira:
- Jay-Z
- Kendrick Lamar
- Nas
- Tupac
- Eminem
- The Notorious B.I.G.
- Lil Wayne
- Drake
- Snoop Dogg
- Nicki Minaj
- Kanye West (Ye)
- André 3000
- Rakim
- LL Cool J
- J. Cole
- Scarface
- 50 Cent
- Ice Cube
- Missy Elliott
- Big Daddy Kane
- DMX
- Ghostface Killah
- Kurtis Blow
- KRS-One
- Method Man
- Big Pun
- Q-Tip
- Black Thought
- Pusha T
- Lauryn Hill
- Lil Kim
- T.I.
- Busta Rhymes
- Chuck D (Public Enemy)
- Future
- Yasin Bey (formerly Mos Def)
- Common
- Gucci Mane
- Ludacris
- Dr. Dre
- E-40
- Redman
- Bun B
- Queen Latifah
- Ice-T
- Jadakiss
- MC Lyte
- Melle Mel
- Rev. Run (Run-DMC)
- Rick Ross
Filmes e séries em torno do gênero nas plataformas de streaming
- 'Notorious B.I.G. – Nenhum Sonho é Grande Demais' (Netflix)
- 'Straight Outta Compton – A História do N.W.A.' (Netflix)
- 'The story of Jay-Z' (Globoplay)
- 'Fique rico ou morra tentando' (Netflix)
- 'Bad Rap' (Prime)
- 'Boyz ‘N the Hood' (Prime)
- 'Em um Bairro de Nova York' (HBO Max)
- '8 Mile – Rua das Ilusões' (Netflix)
- 'Hip-Hop Beats' (Netflix)
- 'All eyes on me' (Prime)
- 'Hip-Hop: Wild Style' (Prime)
- 'Fresh Dressed'(Prime)
- 'ATL, o Som do Gueto' (HBO Max)
Fonte O Globo