11 de julho de 2020

Participante de reality da Netflix é acusado de roubo de direitos autorais

Ao longo da última semana, uma série de tuítes feitos por uma internauta identificada como Maysa vem levantando uma espécie de manifestação on-line que envolveu até mesmo o nome da Netflix. Com mais de 180 mil curtidas em um dos posts, Maysa expõe uma situação delicada.

Segundo a internauta, com apenas 15 anos, ela teria fechado um contrato com uma editora para a publicação e distribuição de um livro, porém o acordo não teria sido cumprido. Maysa aponta ainda que o contrato foi fechado por Thiago Schoba, que nesta sexta-feira (10/7) estreou como um dos participantes do reality show O crush perfeito, da Netflix.

“Quando eu tinha 15 anos, eu fui roubada por esse cara, que é dono dessa editora. Ele publicou meu livro e, além de não me mandar o lucro, não enviou o livro para as pessoas que compraram. Agora ele tá em uma série da Netflix”, escreveu Maysa.

Em outros tuítes, a internauta tenta chamar a atenção da plataforma de streaming sobre a situação, assim como indica outros supostos casos de pessoas que passaram por algo parecido. Maysa também apresenta o que aparentam ser trechos de contratos literários nos tuítes. A editora em questão é a Nova Editorial, marca que faz parte da Publischoba Brasil Editora.

A Nova Editorial divulgou uma nota no site afirmando ter conhecimento do caso de Maysa e fazendo ponderações sobre Thiago. 

Segundo a Publischoba Brasil Editora, Thiago é um dos editores do grupo, porém não faz parte do quadro de sócios da empresa e não responde legalmente pela companhia, “embora possuísse no ano de 2017 procuração para assinatura de contrato com clientes de novos projetos”. A editora indica também que trabalha com um modelo de vendas com responsabilidades dos autores e que o caso agora será tratado legalmente.

Fonte Correio Braziliense

Anuncio