“A cada ano, a disputa fica mais acirrada e conseguimos manter o nível elevado dos filmes vencedores, graças à visão do júri de peso do mercado. Ganhar O Melhor Comercial do Brasil hoje é saber que o seu filme de fato é único e caiu nas graças dos brasileiros, entrando para a cultura popular. Estamos muito felizes de chegarmos à quinta edição com esse reconhecimento do mercado”, declara o diretor comercial e de marketing do canal de Silvio Santos, Glen Valente.
Na série de três peças é mostrada dupla de criativos que mede força com personagens recorrentes dos vídeos virais da internet, como bebês, animais fofinhos e mulheres exuberantes. A ideia é reforçar que ser O Melhor Comercial do Brasil 2015 não é nada fácil. Dessa forma, o conceito de uma das chamadas é: “O seu filme contra todos os filmes de bebês fofinhos, irresistíveis e sorridentes. Quem disse que vai ser fácil?”.
Diretor de criação da Publicis, Bruno Brasil afirma que muitas marcas usam truques famosos para garantir o sucesso de campanhas: “bichinhos, bebês, mulheres gostosas. A ideia dos anúncios é brincar com esse tipo de recurso. Usamos o cabo de guerra para simbolizar a disputa. De um lado temos a dupla de criativos das campanhas versus os truques mais usados”, detalha o criativo.
Neste ano, a premiação que é realizada desde 2011, também vai destacar O Melhor Comercial Regional do Brasil. Com isso, o SBT passa a premiar os criadores de dois filmes publicitários em cada ano – um nacional e um regional –, com viagem para o Festival de Criatividade de Cannes em 2016 para os anunciantes e agências responsáveis pelas produções vitoriosas.
Para concorrer ao prêmio nacional, a publicidade só deverá ter veiculação durante o ano de 2015. O filme regional, para estar na disputa, deverá ter criação e veiculação regionais. Para garantir a seleção dos melhores comerciais, o SBT criou cinco comissões locais, que realizarão processos independentes.