Vanessa diz amar os bichos e querer ficar com todos. Usou esse sentimento para conquistar fãs em Big Brother. O problema é o comportamento deles, que brigam o tempo todo, destroem móveis e fazem xixi e cocô por todos os cantos. Vanessa e sua mãe, Solange Mesquita, nem sabiam o número correto de cães que tinham. No início do quadro Desafio Pet, elas falam que têm 12 cães. Porém, quando Alexandre Rossi, o Dr. Pet, foi contar, descobriu que elas já são donas de 13 cachorros.
Lésbica assumida, tanto que sua participação ganhou torcida no BBB por ela formar um casal com Clara (Clanessa), a beldade passou a levantar a bandeira da proteção dos animais e a posse consciente. Ela diz que uma parte do dinheiro do prêmio de R$ 1,5 milhão está destinado a uma clínica veterinária que pretende abrir, com atendimento com preços mais baixos do que os praticados nesse mercado. Sua ideia é justamente atender quem não tem muitos recursos para cuidar de seus bichos de estimação.
"Estou recorrendo a vocês [do SBT] para ver se encontro uma solução para que isso melhore", diz Solange Mesquita em depoimento ao programa Eliana.
Um dos erros diagnosticados por Alexandre Rossi é com a alimentação dos cães. Por achar que eles sofreram muito com o abandono, Vanessa e Solange compram comidas de humanos, como pizza e fast food, uma vez por semana para promover o "dia da alegria" dos animais.