A OSX, empresa de construção naval do grupo EBX, afirmou nesta terça-feira (27) que seu acionista controlador, o empresário Eike Batista, venderá até US$ 50 milhões em ações da companhia, em novo exercício para capitalizar a companhia.
A empresa informou que a operação tem como objetivos cumprimento de "compromissos gerais" da empresa e "enquadramento do free-float" (quantidade de ações em circulação no mercado). Atualmente, o percentual de ações da empresa em circulação no mercado é de 24,6%.
"Todos os recursos levantados pelo acionista controlador com a referida venda de ações serão revertidos em sua íntegra para benefício da companhia", informou a OSX em comunicado ao mercado.
A petrolífera OGX, cliente da OSX, anunciou também nesta terça-feira que desistiu de blocosque a empresa arrematou sozinha na 11ª rodada de leilões de áreas de petróleo, realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em maio.
A OSX promoveu um aumento de capital no final de julho após exercício de opção pelo controlador, o que reduziu o percentual de ações no mercado para abaixo de 25%, patamar mínimo estabelecido pela BM&FBovespa.
O grupo controlador e administrador da companhia possui 75,4% da empresa, sendo representado pela Centennial Asset Mining Fund LLC, indiretamente detida por Eike Batista, além do conselho de administração, conselho fiscal e diretoria.