A reportagem destacou a atuação do projeto Rede de Saberes que, há 5 anos, dá suporte a indígenas em uma universidade comunitária e três públicas de Mato Grosso do Sul, com recursos da Fundação Ford. O coordenador do projeto, Dr. Antonio Brand, detalhou as ações do Rede de Saberes, lembrando que, ainda assim, é necessária a implementação de um política pública que possa conter a evasão de acadêmicos índios.
Além dos mais de 100 acadêmicos de MS, participou da audiência uma acadêmica indígena da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura (Sesu/MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), receberam convite antecipado, mas não enviaram representantes. Segundo o Deputado Estadual Pedro Kemp, à partir do relatório destas discussões será solicitada uma audiência no MEC, pedindo apoio para as reivindicações dos acadêmicos. O Projeto Rede de Saberes apoia a permanência de indígenas no ensino superior, atuando com recursos da Fundação Ford, por meio de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Porém, acadêmicos de outras universidades do estado também participam dos eventos promovidos pelo Rede de Saberes. O Rede de Saberes estimula e orienta a iniciação científica, têm laboratórios de informática, oferece cursos de extensão, monitorias e auxilia na cópia e impressão de material. O coordenador geral é o professor da UCDB, Doutor em História, Antonio Brand.
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