7 de novembro de 2011

Patati Patatá completa seis meses no SBT

http://imagens.diariosp.com.br/noticia/1320627185patati_patata370x211.jpg 
Criança pequena pula cedo da cama, mas até pouco tempo atrás não tinha muito ao que assistir na televisão aberta nas primeiras horas da manhã. Os pequenos só ganharam uma companhia há seis meses, quando a dupla Patati Patatá assumiu o comando de “Carrossel Animado”, no SBT.

A atração vai ao ar de 7h20 às 9h30, de segunda a sexta-feira, e compete com programas de gente grande: os telejornais e os matinais de variedades, voltados para as donas de casa. Mesmo assim, não faz feio na audiência. Pelo contrário. Embora voltado para crianças de até 8 anos, costuma ficar na terceira posição, com média de 6 pontos e picos de 9. Na frente, estão Globo e Record.

Patati Patatá não inventaram uma nova fórmula para entreter as crianças da Geração Z (os pequenos de hoje). O fenômeno funcionou  a partir do momento em que se  seguiu o  formatos dos antigos programas infantis. “Há quem justifique que as crianças, hoje em dia, são diferentes, mas não são. O universo infantil sempre será lúdico”, explica o diretor geral do programa e o criador da marca Patati Patatá, Rinaldi Helder Farias.

No cenário multicolorido, a dupla interage com fantoches e brinca com outros personagens (Tony Tonelada,  Manutenção e Professor Jean Gibré). Incentiva o estudo, ensina libras (a linguagem dos sinais) e fala de Deus. Canta (em playback) e dança. E, pelo telefone, a criançada participa das brincadeiras e ganha brindes.

Qualquer semelhança com Bozo, do SBT, e Xuxa, da Globo, não é mera coincidência. Arlindo Barreto, o primeiro intérprete do Bozo, é o redator do programa. E Oswald Berry, que por quase 20 anos foi coreógrafo de Xuxa, é co-diretor da atração. “Estou revivendo um sucesso”, diz Berry.

Anuncio