A maioria de seus personagens encarnava o tipo atraente e musculoso --e claro, sem camisa.
Ex-marido da atriz Cláudia Raia (1986/89), atuou em diversas telenovelas na emissora como "Sassaricando" (1997), "Top Model" (1989), "Perigosas Peruas" (1992) e na quinta temporada de "Malhação", onde apareceu como professor de jiu-jitsu em 1999.
No teatro, sempre com os músculos à mostra, esteve em "Blue Jeans" (1983), "Splish-Splash" (1989)' e "Good Morning São Paulo" (2002).
Depois de ficar um tempo longe das câmeras, Frota reapareceu na primeira edição do reality show "Casa dos Artistas" (2001), no SBT, onde tentou, sem sucesso, se livrar da fama de "bad boy".
Ao sair do programa, em outubro de 2001, posou nu para a revista "G Magazine", quando a revista bateu o seu recorde de vendas nas bancas até então.
Sem trabalho na TV, o ator voltou-se à indústria do cinema pornô, como ator e produtor.
Após essa fase, Frota atuou na Record e, em 2011, assinou contrato com SBT, onde passou a integrar o elenco do humorístico "A Praça É Nossa".
Atualmente, ele prepara um espetáculo onde afirma que vai passar a vida a limpo, o "Identidade Frota".
Sua polêmica mais recente é com a vencedora de "A Fazenda 4", Joana Machado.
Ele diz que tem direito a uma porcentagem do prêmio de R$ 2 milhões que ela ganhou no programa, porque os dois assinaram um contrato de agenciamento. A ex-namorada do jogador Adriano nega.