Esses dias ao fuçar os stories no Instagram me deparei com um relato indignado de uma conhecida, que havia comprado através de um publipost de um certo digital influencer – com direito a arraste para cima e tudo mais - com mais de um milhão de seguidores.
Segundo ela aquele desabafo com direito a marcação do @ do influencer
era seu último grito de socorro, tendo em vista que já tinha entrado em contato
com a marca divulgada pelo rapaz, por diversas vezes, mas teve zero retorno. E
para se livrar do rótulo de “biscoiteira” a mesma seguiu em seu relato dizendo
que antes de ir a publico havia tentado entrar em contato com o digital – via mensagem
no insta - para ver se o mesmo poderia a ajudar, mas também obteve zero
retorno.
Com a ascensão da internet as redes sociais viraram uma espécie
de vitrine para os mais diversos tipos de talentos, até mesmo para talento nenhum
(alfinetada). E com isso as pequenas, médias e grandes empresas ganharam um
novo modo para divulgação de suas marcas, resumindo... muitos seguidores é igual
a patrocínio, patrocínio é igual a receita, receita essa que viabilizou a
profissão de Digital Influencer.
Até aí nenhum problema, só que já dizia tio Ben: “Com
grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, talvez alguns dos novos digitais
tenham avançado essa parte do filme “homem aranha”, e não aprenderam a essa
lição de suma importância para quem trabalha com a imagem. Pois não checar se
realmente a marca que você (no caso eles) está divulgando é idônea e cumpre com
o que promete, pode lhe gerar prejuízos com seu público e com marcas sérias que
lhe patrocinam ou tem interesse em lhe patrocinar, pois ninguém quer comprar ou
vender através de alguém que esteja sem credibilidade.
Para se ter uma noção de como é lucrativo o trabalho de divulgação
nas redes sociais um Influencer de pouco mais de dois milhões de seguidores cobra
em média dois mil reais por uma divulgação nos stories (15 segundos) e três mil
reais feed.
Mas voltando ao relato dessa conhecida, no dia seguinte do “stories
desabafo” ela voltou a falar sobre o assunto, pois ao visitar o @ do tal
digital viu que ele estava novamente divulgando a empresa que lhe deu um golpe.
E também trouxe a noticia de que havia conseguido cancelar a compra através da
financeira do seu cartão. Para ela foi final feliz, mesmo sem suporte da
empresa ou do digital em questão.
Uma dica para você que é consumidor desses produtos digitais
é antes de comprar sempre fazer uma busca rápida no site Reclame Aqui,
lá você consegue identificar se aquela empresa a qual você vai efetuar sua
compra é segura ou não, e o mesmo pode ser feito com o influencer, experimente
colocar o nome do seu digital preferido no site e veja se existe alguma
reclamação sobre o mesmo.
Para você que chegou até o fim deste post atrás de saber quem raios era esse digital aí vai umas dicas: ele e cearense, mora em fortaleza e conta com quase dois milhões de seguidores em seus Instagram.
Congela... pois post está ficando muito grande.
Redação SBT FÃ