TV Record, SBT e RedeTV! já começaram a receber os primeiros índices de audiência do GfK, sistema que veio para concorrer com o Ibope no Brasil no mercado de pesquisa de público. A entidade promete uma medição muito mais ampla e fiel do que o antigo instituto. Alguns dados foram tão discrepantes, como o que aconteceu com o SBT, que Silvio Santos mandou contratar uma empresa de auditória para ver se os números são verdade mesmo. Em uma reunião que aconteceu nesta quinta-feira, 1º, na emissora de Edir Macedo, os empresários decidiram se unir e pagar uma consultora a 'Ernest e Young'. A empresa vai verificar os dados socioeconômicos das pessoas que receberam os aparelhos em suas casas. Tudo para facilitar a vida dos anunciantes e ver os prós e contras do novo sistema. Para ter o GfK, cada emissora precisa pagar pelo menos R$ 200 mil por mês. Por conta dos atrasos da implementação da nova empresa, a TV Bandeirantes, que está em crise, decidiu dar para trás no negócio e preferiu continuar recebendo apenas os dados do Ibope.
De acordo com informações da Folha de São Paulo, no período da tarde o SBT viu uma diferença muito grande na apuração minuto a minuto entre o que o Ibope registra e entre o que o GfK registrava. Os números do novo instituto estavam bem maiores nessa faixa, o que deixou os funcionários do canal de Silvio Santos muito felizes. Por questões contratuais, a rede de TV ainda não pode divulgar esses números. Programas ao vivo também não podem dizer quantos pontos estão dando ou anunciar a liderança, mas isso as veze acaba acontecendo. Nesses casos, as empresas são multadas, já que isso é considerado concorrência desleal.
Ainda ontem, o GfK ficou de divulgar os primeiros dados apurados no novo sistema à imprensa. Mas a empresa deu para trás com o anúncio da auditória feita pela emissoras. Agora esse anúncio deve ser feito até o fim do mês. Até lá, os apaixonados por televisão ficarão muito ansiosos para ver se os números vão ou não baterem com os dados do Ibope.