A Record fechou o mês com 5,2 pontos, sua pior média desde março, quando estreou Os Dez Mandamentos. Caiu 0,2 ponto em relação a junho. Já o SBT manteve os mesmos 5,7 pontos do mês passado e comemorou a diferença de 0,5 para a concorrente, a maior desde outubro. A Globo fechou na liderança isolada, com 11,1 pontos nas 24 horas de programação diária, uma queda de dois décimos.
Foi na faixa vespertina, em que a Record mais investiu no Pan (e apostou na reprise de novelas), que o SBT mais cresceu. Marcou 6,6 pontos de média, contra 5,5 da Record. De manhã, após três meses em terceiro lugar, a rede de Silvio Santos empatou com a concorrente, em 3,9. No horário nobre, a Record caiu 6% e viu a vantagem para a Record, mantida graças a Os Dez Mandamentos, cair para 0,4 ponto. Nessa faixa, a TV de Edir Macedo foi vice-líder, com 9,2 pontos (contra 8,8 do SBT). Foi justamente onde menos arriscou com o Pan.
A Record esperava se recuperar na faixa vespertina, após os Jogos de Toronto, com a reprise de novelas. Mas a audiência caiu ainda mais. Com Dona Xepa, chegou a marcar dois pontos de média nesta semana, metade do que obtinha com o extinto Programa da Tarde.
Na tentativa de reverter a situação, estuda transformar o quadro Patrulha do Consumidor em programa, colocando o prefeiturável Celso Russomanno antes do Cidade Alerta e concorrendo diretamente com José Luiz Datena, que também deve sair candidato à Prefeitura de São Paulo.
Cada ponto na Grande São Paulo equivale a 67 mil domicílios.