O mexicano divulgou uma carta em espanhol intitulada "E agora quem poderá me defender ?" em suas redes sociais cobrando providências da entidade. O veterano afirmou que está há dez anos lutando pelo direito de ter assistência médica através da entidade com a qual sempre contribuiu.
"Minhas forças se acabaram. Que essa carta sirva para mostrar a responsabilidade da Associação Nacional de Atores pelo detrimento da minha saúde e da minha esposa, e as consequências de desatenção. Apelo, uma vez mais, à consciência de algum defensor social que me apoie em minha luta para fazer valer esse direito básico", afirmou.
Há uma década, Aguirre toma medicamentos para controlar doenças renais e diabetes. Há cerca de um ano, o mexicano chegou a ser internado com quadro de desidratação e anemia.
A iniciativa do veterano teve repercussão quase que imediata. Secretário da ANDA, o ator Felipe Nájera disse ao jornal "El Universal" que já havia conversado com o colega sobre o problema, reconheceu que o serviço tem falhas que devem ser corrigidas e afirmou que pretende resolver o mais rápido possível a questão do astro de "Chaves".