Levantamento do jornalista político Fernando Rodrigues, do UOL, fez um comparativo dos gastos do Governo Federal com publicidade nas TV’s brasileiras. A peça identificou números interessantes, como o fato do SBT ter uma audiência maior que a Record (4.4 x 4.2) na média geral de 2014, mas mesmo assim receber R$ 101,7 milhões a menos de verba publicitária.
Segundo a tabela (veja acima, clique sobre vai ver em tamanho original), a Record recebeu em 2014 um total de R$ 263,8 milhões de verba oficial, enquanto o SBT ficou com 162,1 milhões.
Repare que a diferença gritante não era comum nem no ano de 2001, quando o SBT conquistava seus melhores índices da história (7.5 de média x 2.9 da Record). Naquela época, o SBT recebeu 157 milhões contra 108 mi da Record, uma diferença de 49 milhões.
Para se ter uma ideia da falta de critério, a Globo em 2001 recebia 273 milhões, com audiência média de 16 pontos. Hoje, com média 12, recebe R$ 453,4 milhões. Ou seja, quase 200 milhões a mais. A Record pulou de R$ 108 mi para 263 milhões. Quase 150 a mais. Já o SBT, em 2001 recebia R$ 157 milhões. Treze anos depois, o valor subiu apenas 5 milhões.