29 de abril de 2015

Demitido por comentários pesados sobre depressivos, jornalista volta ao SBT

Demitido por comentários pesados sobre depressivos, jornalista volta ao SBT
O jornalista e psicólogo Luiz Carlos Prates foi recontratado pelo SBT Santa Catarina, menos de um mês após ter sido demitido por conta de comentários considerados pesados e preconceituosos.

O anúncio de sua volta foi feito em um encontro da controladora da emissora com publicitários. Prates voltará ao SBT SC na mesma função que tinha antes: apresentador e comentarista do "SBT Meio-Dia", juntamente com Ildiane Silva.

O retorno do jornalista acontecerá já na próxima segunda (04). A decisão causa certa estranheza, já que o caso da saída de Prates foi bem emblemático.

No último dia 30 de março, Luiz Carlos Prates falou no SBT sobre o co-piloto Andreas Lubitz, que derrubou um avião de propósito na França e matou 150 pessoas. O rapaz sofria de depressão e escondeu isso da empresa área. Usando este caso, que é de fato uma exceção, o jornalista falou sobre depressão e acabou sendo desrespeitoso.

Disse que pessoas depressivas são "covardes existenciais" e que deviam ser "execrados" e "desprezados". A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) emitiu nota repudiando veementemente as declarações de Prates no SBT. O Presidente da Associação, Antônio Geraldo da Silva, disse que o profissional provocou um dano inestimável ao tratar o depressivo de maneira tão tosca e incentivar o desprezo à ele.

Na época, o SBT SC pediu desculpas, tirou o jornalista do seu quadro e prometeu fazer uma matéria no mesmo "SBT Meio-Dia" sobre os males da depressão no mundo, o que de fato foi feito.

Anuncio