O público infantil sempre foi atendido por boa parte da programação do SBT e recentemente ajudou a emissora a tirar seu horário nobre de uma zona muito perigosa de audiência. “Carrossel” devolveu ao SBT o gosto da vice-liderança no primetime e, por isso, muitos projetos foram desenvolvidos nesse sentido. O problema é que este mesmo público dá sinais claros que já não se identifica mais com as longas sessões de desenhos e o velho esquema de brincadeiras, prêmios e apresentadores no palco.
Levantamento obtido pelo “Parabólica JP” mostra claramente que o “Sábado Animado” tem quase a metade da audiência que registrava em 2000. Naquele ano, esta faixa infantil fechou com 7.7 pontos, o equivalente a 32.1% do público do horário. No ano passado, atingiu 4.8 de média, o correspondente a 19% de share. E os números desse ano já preocupam muitos na Anhnaguera. Até o último dia 23 de novembro, o “Sábado Animado” marcava apenas 4.3 de média, o equivalente a 17.5% do público de seu horário. A queda constante da audiência foi iniciada em 2008.