Os primeiros 90 capítulos de Carrossel registraram média de 12,7 pontos. Já Chiquititas, até o capítulo 90, teve 11,2 pontos, uma queda de 11,5% de audiência. O número de televisores ligados no período, entretanto, não caiu: manteve 62% nos dois períodos analisados.
Chiquititas teve um bom começo, mas caiu nas últimas semanas. Nos primeiros 15 dias de novembro, a média foi de 9,9 pontos, contra 11,2 no mesmo período de outubro e 11,3 em setembro.
A atual novela do SBT já perdeu duas vezes para a Record. Carrossel, até o capítulo 90, não sofreu nenhuma derrota e sempre ficou na vice-liderança.
Chiquititas está enfrentando uma concorrência que Carrossel não tinha. Impulsionada pelo Cidade Alerta, a Record cresceu 62% no horário, saltando de 5,1 para 8,3 pontos. A Globo lidera com 27,7 pontos.
No capítulo 90, exibido no dia 15 de novembro, Chiquititas registrou a pior audiência desde a estreia: apenas 7,3 pontos. Mesmo assim, derrotou a Record, que cravou 7,0.
O desempenho de Chiquititas, embora seja pior do que o de Carrossel, supera o da trama anterior, Corações Feridos, uma história adulta, que ficou em terceiro lugar, atrás da Record, com 4,7 pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
Sucesso na internet
Se Chiquititas perdeu público na TV, na internet é diferente. A página oficial da novela no Facebook tem 1,3 milhão de curtidas, ultrapassando a de Carrossel, que tem 1,1 milhão de fãs.
Exibida entre 21 de maio de 2012 e 26 de julho de 2013, Carrossel teve 310 capítulos e terminou com 12 pontos de média. Já Chiquititas terá 445 capítulos e previsão de término para março de 2015, ou seja, ficará no ar durante todo o ano de 2014.
Carrossel não será esquecida tão cedo pelo SBT. A emissora está gravando a série Patrulha Salvadora, derivada da novelinha, prevista para estrear em 11 de janeiro, e está produzindo um desenho animado baseado nos personagens da trama, ainda sem previsão de estreia.
Segundo o SBT, o desempenho de Chiquititas é satisfatório, porque a novela está atingindo o objetivo de pontuar dois dígitos de audiência.