A Televisa, que atua há
bastante tempo no Brasil em parceria com emissoras abertas, está abrindo
seu primeiro escritório no pais, em São Paulo, com equipe própria. A
sede deve estar com local e equipe definidas até o final deste ano. O
advogado José Maurício Fittipaldi deixou o escritório Cesnik, Quintino e
Salinas Advogados e será o diretor geral de negócios para o Brasil da
gigante mexicana. “Isso marca a entrada da Televisa com um objetivo de
longo prazo no Brasil”, disse a este noticiário. “A empresa quer
participar do boom que a produção está vivendo no país”, completa. A
ideia é ter uma presença permanente, para trabalhar com os diferentes
parceiros, sejam produtores independentes ou emissoras abertas e canais
pagos.
Fittipaldi deixa claro
que não estão nos planos da Televisa comprar, abrir ou operar canais de
TV no país. A empresa, através do seu braço de distribuição, oferece no
Brasil canais internacionais de TV paga, mas este é outro aspecto do
negócio e continuará sendo negociado pela mesma equipe atual no México.
O propósito principal,
diz Fittipaldi, é fazer coproduções. “A gente traz dois ativos
importantes: a capacidade de desenvolver conteúdos com foco na entrega
de audiência e o know-how de produzir com custos controlados, resultado
econômico e posicionamento global”, diz.
A ideia é ir além das
novelas, gênero no qual a Televisa tem grande penetração no mundo,
desenvolvendo também séries e formatos. A empresa deve usar suas
histórias, já testadas em diversos mercados, em adaptações locais para a
TV paga, transformar por exemplo um enredo de novela em uma série.
Poderão ser feitas
parcerias com produtores independentes ou diretamente com canais. “Os
modelos são abertos. O negócio da Televisa é explorar suas propriedades
intelectuais, seja com a obtenção de patrocínio, commissioning,
comercialização”, disse o diretor. É um modelo parecido com o dos
estúdios americanos, em que a Televisa entra com uma composição de
recursos, financeiros ou não (pode ser com roteiro, know-how etc) e
participa da exploração deste conteúdo em diversos mercados, inclusive
em seu portfólio internacional.
A Televisa não tem hoje
mais acordos fixos com emissoras de TV brasileiras. O acordo com a
Record expirou em agosto e não foi renovado. Agora a mexicana apenas
vende conteúdos para a emissora paulista.
Fonte: Tela Viva.