26 de junho de 2013

Carrossel salva o ano do SBT, e lucro de Silvio Santos salta 60%

http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/files/2013/06/noname14-e1372095925587.jpg 
O SBT fechou 2012 com um crescimento de 7% no faturamento.

Segundo balanço publicado há duas semanas, o SBT de São Paulo teve uma receita líquida (já descontadas as comissões das agências) de R$ 870,3 milhões em 2012, 7% a mais do que em 2011, quando vendeu R$ 813,8 milhões.

O dado mostra que, apesar do sucesso de audiência e comercial de Carrossel, o SBT cresceu apenas dentro da média da TV aberta na Grande São Paulo, 7%, de acordo com o Projeto Intermeios.

Não fosse a novela infantil, que já faturou mais de R$ 100 milhões em merchandising, 2012 teria sido um ano desastroso para Silvio Santos.

A Globo, outra empresa de TV que divulga balanço contábil, cresceu 10% em publicidade, atingindo R$ 9 bilhões de receita. Os dados da Globo, no entanto, se referem a todo o país, enquanto os do SBT reproduzem apenas o desempenho da cabeça-de-rede.

Os lucros do SBT, contudo, dispararam. Segundo o balanço, o lucro líquido da emissora foi de R$ 52,5 milhões, R$ 20 milhões a mais do que em 2011.

O crescimento do lucro, de 60%, reflete uma administração mais eficiente. Os custos de produção, por exemplo, cresceram apenas 5%, menos do que as receitas.

Segundo executivos do SBT, a emissora deixou de ser "um playground de Silvio Santos" desde a quebra do banco Panamericano. A orientação, agora, é dar lucro.

Anuncio