31 de maio de 2012

Em meio a polêmica, Lula participará do Programa do Ratinho

http://www.dci.com.br/imagens/fotos/2012/5/Luiz-Inacio-Lula-da-Silva-e4o7h30203123-f3.jpg
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quinta-feira (31), do Programa do Ratinho, no SBT. Esta será a segunda aparição pública de Lula desde que ele se envolveu em uma polêmica com o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Ainda não se sabe quais temas serão abordados no programa, mas Gilberto Carvalho, postulante da Secretaria Geral da Presidência, e ex-ministro de Lula, disse ao portal “G1”, nessa quarta-feira, que o ex-presidente não irá mais falar sobre o assunto.

Reportagem veiculada pela revista “Veja” diz que Lula se encontrou com Gilmar Mendes no final de abril, para pedir ao ministro da Suprema Corte que ajudasse a adiar o julgamento do Mensalão, previsto para ocorrer ainda este semestre. Em troca, usaria sua influência para que o ministro não fosse convocado a prestar depoimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) do Cachoeira.

Se o julgamento do Mensalão for adiado, muitos crimes poderão ser prescritos, e eventuais réus absolvidos, o que seria a objetivo de Lula, mesmo sem estar envolvido diretamente na investigação do caso, que se tornou o maior esquema de corrupção e compra  de parlamentares já denunciados na história recente do País, em 2005.

Gilmar Mendes viajou à Europa no ano passado, onde se encontrou com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O senador é investigado na CPMI pela suspeita de envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, envolvido em diversas irregularidades.

Sobre a viagem, Mendes disse que bancou do próprio bolso, e com dinheiro do STF as passagens e despesas da viagem, e não utilizou outra fonte de renda, como Lula teria colocado na reunião de abril, insinuando que as despesas poderiam ter sido pagas por Cachoeira.

O ex-presidente emitiu nota, na última segunda-feira, onde se diz “indignado” com a denúncia, e que não atuou e nem demonstrou querer atuar no sentido de “blindar” Mendes de uma eventual ida à CPMI.

Esta será a segunda aparição pública de Lula desde que a crise se instaurou. Nesta quarta-feira, o ex-presidente participou do Fórum Ministerial de Desenvolvimento, onde falou para a plateia, que “há pessoas que não gostam de mim”, sobre as denúncias.  Ao término do evento, o petista saiu sem falar com a imprensa.

Ainda não se sabe se depois de gravar o programa do SBT, Lula irá se manifestar com os jornalistas sobre o que está acontecendo.

Anuncio