O secretário de Estado de Saúde, dr. Hélio Franco fez a abertura oficial do evento, parabenizando e agradecendo mais um ano de parceria com a emissora de TV, que impulsionará a mobilização para dar suprote ao estoque técnico de sangue do hemocentro que tem a resposnabilidade de atender 218 hospitais no Pará. “A parceria é de fundamental importâcia para sensibilizar a população a aderir ao movimento solidário”, comentou o secretário.
Bastante satisfeita, a presidente do Hemopa, dra. Luciana Maradei também agradeceu a parceria com o SBT. “Estamos juntos pela vida e quem ganha é a população usuária de nossos serviços”, comemorou a médica, enfatizando que a instituição está aberta para firmar parceria com outras empresas para a melhoria contínua das ações desenvolvidas eassgeurar transfusão de sangue em quantidade e qualidade.
Com o slogan “SBT e Hemopa juntos na luta pela vida” , durante todo o dia, o hemocentro esteve lotado de doadores que tiveram o atendimento agilizado com a ampliação dom espaço para doação no ambulatório de pacientesque foi totalmente trnbsformado em uma grande e confotável sala de coleta. Todos que efetivaram a doação recebram camisetas e outros brindes doados pelo SBT, que foi representado pelo diretor regional Nilton Sena e o diretor comercial Alexandre Tomé.
O sábado também foi um dia de festa com o arrastão do Bloco da Solidariedade, formado por funcionários, doadores, familiares e amigos. No pátio do hemocentro houve ainda apresentação com muita música, diversão e sorteio de brindes especiais durante todo o evento. Quem esteve presente assistiu o cantor e compositor Jorginho Gomez e banda, Fruto Sensual, Téo Pérola Negra e o grupo Exposta Samba; além da apresentação da bateria do “Rancho” e suas passistas, que também acopanharam ao arrastão do bloco pelas principais ruas do bairro da Batista Campos, convidando a todos para aderir à campanha.
Durante toda a semana passada, os apresentadores Celso Portiolli (Domingo Legal) e Raul Gil (Programa Raul Gil) convidaram os paraenses a participarem do evento. E ainda, os apresentadores Nyelsen Martins (Jornal SBT Pará), Edson Matoso (SBT Esporte) e a apresentadora Úrsula Vidal (Etc & Tal) estimularam seus telespectadores para participar da ação, nformando como ser um doador. A cobertura jornalística do evento contou com três equipes do SBT Pará que fizeram entradas ao vivo durante todo o dia convidando a população a doar, além de entrevistas explicando sobre a importância da campanha.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço:
O Hemopa funciona na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Horário para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 08002808118