15 de janeiro de 2012

Relebrando: Programa Fantasia

Divulgação/SBT 

Calor, céu azul, verde mar, vem comigo nesse dia lindo...”.

Impossível ouvir esses versos e não se lembrar de dezenas de meninas dançando de shortinho e camiseta. Nada mais a cara do verão do que o cenário do “Fantasia”. Não lembra?

O Era Uma Vez desta semana revirou o baú atrás da atração que entrou e saiu da grade do SBT quatro vezes nas últimas duas décadas. (Relembre as quatro temporadas do programa no Facebook do Famosidades)

A primeira temporada entrou no ar em 1997. Diário, o programa era comandado por Adriana Colin, Débora Rodrigues, Jackeline Petkovic e Valéria Balbi. Dirigido por Paulo Santoro, a atração era inspirada no programa italiano "50 Mulheres".

Mediadas pelas apresentadoras, várias modelos participavam de brincadeiras pelo telefone com os telespctadores.



O sucesso do projeto foi tão grande que nos dois dias seguintes à estreia, o excesso de ligações para a atração derrubou o sistema telefônico da cidade de São Paulo por cerca de meia hora. O número de telefonemas ultrapassou a casa de 100 mil em uma hora. A pane foi tão grande que a direção do SBT teve que pedir que as pessoas parassem de ligar para participar da produção.

Um ano depois, Valéria Balbi deixou a atração e foi substituída por duas dançarinas do elenco do programa: Amanda Françoso, que atualmente é apresentadora da Record, e Tânia Mara, cantora que se casou com o diretor Jayme Monjardim. As duas não foram as únicas famosas que começaram no “Fantasia”.

A atriz Fernanda Vasconcellos, a jornalista do SBT Joyce Ribeiro, a malandrinha Lívia Andrade e a apresentadora do SporTV Lívia Lemos também deram seus primeiros passos na TV de biquíni no palco do projeto.

O programa saiu do ar em agosto de 1998 porque a audiência não estava satisfazendo o dono do canal, o inconstante Sílvio Santos.
Divulgação/SBT
Três meses depois, o “Fantasia” retornou à grade do SBT. Semanal, a atração era exibida aos domingos e passou a ser comandada por Carla Perez.

O “Fantasia com Carla Perez” contava com atrações musicais, além dos jogos com telespectadores. Durante esse período, a produção chegou a ameaçar a audiência da Globo que exibia “A Turma do Didi” e “Planeta Xuxa” no horário.

Os erros gramaticais chamaram a atenção dos telespectadores em uma época que não havia site de vídeos nem Facebook ou Twitter. A atração saiu do ar quando o governo brasileiro proibiu o uso do sistema 0900 no Brasil um ano após a estreia.

Meses depois, o SBT arrumou uma saída para receber as ligações dos telespectadores, reformulou o programa e escalou cinco apresentadores para comandar a atração. Todos os sábados, Lu Barsotti, Márcia Goldschmidt, Christina Rocha, Otávio Mesquita e Celso Portiolli apresentavam brincadeiras que se tornaram famosas como o jogo do forno, o jogo da memória e o jogo das cartas durante cinco horas.

A atração trouxe de volta algumas brincadeiras do extinto “Domingo no Parque”, como Bebê no Cadeirão e Prova do Macarrão. A atração saiu do ar seis meses depois por decisão de Silvio Santos.
Divulgação/SBT
Sete anos depois, o empresário decidiu ressuscitar a atração. Comandado por Hellen Ganzarolli, Luiz Bacci e Caco Rodrigues – que também era o diretor do programa, o “Fantasia” passou a ser apresentado nas madrugadas do SBT diariamente. Bacci foi cortado da atração no segundo dia de exibição. (Confira Hellen Ganzarolli e Caco Rodrigues no comando do "Fantasia")
 http://blu.stb.s-msn.com/i/BE/F9FEB8313DAF932A9CF8030384B32.jpg
A produção reduziu o número de meninas para 35 e também diminuiu o figurino das dançarinas que passaram a dançar de biquíni.

Em março de 2008, o “Fantasia” trocou de horário com o “Charme”, de Adriane Galisteu, e passou a ser exibido à tarde. Mas uma semana depois, Silvio mandou tirar o programa do ar novamente. E, pelo menos até agora, parece que foi definitivo. 

Anuncio