14 de outubro de 2011

SBT tem uma ligação muito evidente com dinheiro

O SBT tem uma ligação muito evidente com o dinheiro. Não apenas com o capital para manter as engrenagens da emissora, mas sim com a imagem da moeda em espécie ou na forma intimidadora de barras de ouro, protagonistas de programas como o Show do MilhãoTopa Tudo Por Dinheiro e Topa Ou Não Topa, entre outros. Seguindo a mesma linha, o recém-lançado Um Milhão na Mesa apenas inverte a ordem das coisas. Ao invés de o participante enriquecer a cada resposta certa, ele já chega ao estúdio milionário e vai perdendo de acordo com os seus erros. Para participar do programa é preciso comprar produtos da marca que patrocina a produção. Cada participante pode escolher alguém da família para o ajudar a responder as questões e a apostar as quantias nas opções de resposta, onde é fundamental colocar todo o valor na mesa.
Quem comanda o circo financeiro, onde a quantia de R$ 1 milhão é amontoada em uma mesa com notas de R$ 20, é Silvio Santos, dono da emissora e principal apresentador do canal. A presença de Silvio e seu inegável carisma dão certo charme à produção, em especial pela falta de cerimônia do apresentador com o programa e seus convidados. Principalmente, quando eles erram perguntas como "Que tipo de animal era Moby Dick?". Era a primeira dupla da noite de estreia. Mãe e filha, nervosas, dividiram todo o dinheiro nas opções "tubarão", "golfinho" e "polvo gigante", deixando de lado a resposta certa: "baleia". Visivelmente surpreso com o erro das participantes, Silvio tentou confortá-las mas, em seguida, voltou sua atenção para os próximos sorteados. Na televisão, a vida segue em frente de forma muito mais rápida.
Tanto é que para produzir o programa, o SBT deixou a rivalidade e as brigas jurídicas com a Endemol para trás. Em 2001, a produtora alemã acusou a emissora de plágio por conta das semelhanças entre a Casa dos Artistas e o reality Big Brother, cujo os direitos eram da Globo. Com a compra devidamente legalizada, o formato de Um Milhão Na Mesa pertence a Endemol e se baseia no Million Dollar Money Drop, programa de sucesso na Inglaterra. Com a possibilidade de ganhar dinheiro fácil e o esquema de pergunta e resposta tão tradicional na programação do SBT, fica difícil diferenciar o novo programa dos outros já apresentados pelo canal. Até o apresentador se confunde em alguns momentos do jogo, disparando bordões do Show do Milhão, como "Posso perguntar?" e "Você está certo disso?", para logo depois brincar com o ato falho. Entre tantas coincidências, o melhor deste "novo" programa reside justamente no apelo popular de Silvio, que ainda mostra vigor para se conectar a seu público fiel e divertir um eventual telespectador sem opção nas noites de quarta-feira.


Portal Terra

Anuncio