Daniela Beyruti decidiu: a teledramaturgia do SBT volta a ser uma só, com Del Rangel e Reynaldo Boury trabalhando em uma mesma produção, alternando a cada trama, a direção-geral. Bom, voltamos ao status quo ante. A medida, informa-se, é para evitar a falta de ocupação de um diretor enquanto outro está trabalhando numa novela.
Na verdade, a medida gera poucos efeitos práticos, a princípio. Afinal, ainda não se tem uma mente pensante para se Diretor de Teledramaturgia ainda. E isso acaba por sobrecarregar os diretores das novelas. Ainda por cima, a decisão acaba com qualquer expectativa de se ver no SBT um 2º horário de novelas, já que a equipe de diretores é unificada para um trabalho apenas. Por consequência, a medida dificulta a criação de um banco de elenco (pra uma novela só?) e traz problema de ter que abrir uma frente grande de capítulos na novela que está no ar para preparar a substituta.
Por isso, é necessário que o SBT, o quanto antes profissionalize o Departamento de Teledramaturgia. Profissionais bons na casa (como o Del, Boury, Piá e agora o Masetti) não faltam e no mercado também (já falei aqui do Abujamra e quem sabe o Nilton Travesso não reconsidere a posição).
A dramaturgia unificada pode ser ótimo, mostra o comprometimento de todos em torno de um resultado comum. Para quem não sabe, foi Reynaldo Boury quem lançou Del Rangel como diretor na Globo. Ou seja, boa vontade entre ambos não deve faltar. O problema é unificar a direção e tudo mais. O Departamento fica sem via de escape, sem uma mente pensante na próxima trama (ainda mais quando não se tem um diretor-chefe pra isso) e preguiçoso para eventuais novos investimentos, ampliação de estúdios e um Deus nos acuda para eventual crescimento dentro da grade.
Imaginem se Carrossel for um sucesso. Quem vai pré-produzir a novela substituta? Qual novela de apelo infantil (sim, para manter público) será utilizada? Tem autor disponível pra isso? Tiago Santiago vai querer escrever uma novela infantil? E as novelas adultas, como ficam? Isso é tudo que um diretor de teledramaturgia tem que assumir para si. E não vai ser Daniela Beyruti que vai ser diretora de dramaturgia. Boas intenções não bastam. Tem que entender do ramo.
Embora a imprensa já coloque Mário Masetti como diretor de Carrossel, ele ainda não assinou contrato com o SBT. As negociações, que partiram de Del Rangel, estão adiantadas e devem ser finalizadas em breve. Masetti é diretor teatral desde 1975, quando, logo na primeira peça, foi eleito diretor revelação pela APCA. Também dirigiu vários filmes e programas, especialmente voltados ao público infantil e pré-adolescente na TV Cultura. Se concretizada, e tem tudo pra isso, bela aquisição do SBT.