A coprodução argentino-brasileira que se passava num orfanato conquistou o Brasil e chegou a bater a audiência do Jornal Nacional. O disco da trama, lançado em 1990, vendeu 1,2 milhão de cópias em apenas cinco meses. Chiquititas virou um fenômeno e vários nomes, hoje consagrados, da nossa teledramaturgia participaram da novelinha. Bruno Gagliasso, Marcos Pasquim, Jonatas Faro, Flávia Monteiro, Carmo Dalla Vecchia, Deborah Falabella, Sthefany e Kayky Brito, Thiago de Oliveira, Paulo Nigro e Nelson Freitas são alguns deles.
Ninguém marcou tanto a imaginação do público quanto Fernanda Souza. A atriz, que já havia participado do programa infantil X-Tudo, na TV Cultura, ganhou destaque na pele de Mili, a líder da turma. A trama se iniciava em cima da história da jovem, que pensava ser órfã. Na verdade, seu avô (um grande empresário) montou o orfanato para que ela pudesse ter um abrigo, já que não queria admitir que a própria filha havia tido um caso com um empregado.
Depois, o enredo se desenvolve em torno das peripécias dos meninos e meninas, que aprontavam um monte! O fenômeno juvenil tinha ainda números musicais, com coreografias inspiradas em Gene Kelly e Donald OConnor. A maioria das cenas era gravada na Argentina e cada capítulo custava R$ 60 mil a Silvio Santos, que comprou os direitos da Telefé. Na época, todo o elenco teve que se mudar para Buenos Aires. As crianças tinham direito a levar um acompanhante, que normalmente era a mãe, e ficavam todas hospedadas no mesmo prédio.
De manhã cedinho, iam para a escola e ao meio-dia uma van da Telefé as buscava para levá-las ao estúdio de gravação. Alguns atores chegaram a passar cinco anos no país, como Pierre Bitencourt, que vivia o Mosca. Mas ele só tem boas lembranças da época, que até hoje rende frutos: "Por ter ficado tanto tempo na Argentina, eu falo espanhol fluentemente e, por isso, hoje trabalho fazendo dublagens e narrações na língua", conta o ator. A revista MINHA NOVELA foi atrás de parte dessa galera, para descobrir o que estão fazendo hoje. E ficamos sabendo que, muitos deles, já têm seu próprio "chiquitito" em casa!
1 - Mosca (Pierre Bitencourt) - Aos 27 anos, Pierre faz parte do elenco de A Praça É Nossa e dubla um dos gordinhos do reality The Biggest Loser, da NBC. Até hoje o chamam de Chiquitito e ele tem contato com vários colegas da trama.
2 - Pata (Aretha Albuquerque) - Há três anos, Aretha mudou-se para Buenos Aires e já fez até novela por lá. Formada em rádio e TV, ela trabalha com dublagem: "Foi uma fase de mudanças, aprendizagem e crescimento!", diz.
3 - Cris (Francis Helena Feliciano) - Além de Chiquititas, Francis também atuou em Éramos Seis (1994), do SBT, Água na Boca (2008), na Band, e Vende-se um Véu de Noiva (2010), do SBT. A atriz estudou teatro e é formada em balé clássico.
4 - Vivi (Renata Del Bianco) - A atriz surpreendeu a todos no ano passado quando participou de um ensaio sensual ao lado da ex-BBB Angélica Morango. Hoje, a gata de 26 anos cursa veterinária, mas quer voltar à TV.
6 - Dani (Giselle Medeiros) - Atualmente, ela trabalha como assistente bilíngue e é formada em gestão de comunicação empresarial. Giselle escreveu o curta Eu Uso Minissaia e finaliza um espetáculo teatral.
7 - Ana (Beatriz Botelho) - Beatriz é uma das Chiquititas que já virou mamãe. Atualmente, a ruivinha divide seu tempo entre os cuidados com sua linda nenê de 8 meses e o curso de comissária de bordo. E revela estar muito feliz.
8 - Ruivo (Caio Romei) - Caio está feliz da vida: "Me casei há pouco (dia 2 de setembro) e sou pai de Miguel, de 7 meses", conta o paulistano. Aos 23 anos, o ator viveu também Joninho, no filme Tainá, Uma Aventura na Amazônia.