O primeiro programa teve nota 5. Vamos ver daqui pra frente. Boa surpresa o novo jornal do SBT, o SBT Brasil. Os apresentadores, Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto (foto), mostraram-se seguros, mas ainda um pouco presos ao teleprompter e, muito provavelmente, ao peso da estreia.
Começar com matérias de comportamento em detrimento das principais notícias do dia também pode ser visto como um equívoco, pelo menos se considerarmos tudo que se espelhou como telejornal até agora.
É uma jogada corajosa de Sílvio Santos, que mandou pra casa velhos profissionais do porte de Carlos Nascimento, Hermano Henning, Karin Bravo e outros menos cotados. A realidade é que o jornalismo do SBT estava fraco e com audiência medíocre. Então, Sílvio resolveu investir no jornalismo de opinião, de grande sucesso nos Estados Unidos e mais ou menos no estilo do nosso blog. É só conferir.
Neste novo formato do SBT, o jornalismo de opinião, um dos objetivos, ficou devendo, mas deixou a impressão que este ainda será alcançado, pelas próprias características de um e de outro, Rachel e Joseval. Quanto mais se ampliar a participação dos dois na elaboração e fechamento do jornal, maior será a autonomia e a informalidade nos comentários. Tempo ao tempo.
Por fim, muito boa a reportagem de Marco Alvarenga sobre inflação. Excelente, elucidativa e fácil de entender. Merecia um complemento do estúdio... que não veio.