O SBT resolveu adotar uma nova política de contratações. Agora os funcionários da emissora, inclui-se atores, jornalistas e apresentadores, passam a assinar contratos curtos sem multa por quebra ou prazos estabelecidos.
De acordo com informações da coluna "Outro Canal", o modelo vem sendo usado desde dezembro de 2010 em meio a crise que afetou o PanAmericano. À coluna, a assessoria do SBT informou que a prática é uma tendência mundial.
A nova postura vai de contra com o modelo tradicional, onde multas pesadas e longos prazos eram estabelecidos nos vínculos. Com a mudança, de certa forma, o canal do homem do baú fica vulnerável às investidas da concorrência ao seu casting.
Raul Gil e Ratinho mantém contrato de seis meses com a emissora que tem a preferência na renovação. Os acordos são esticados ao modo que interesse a ambas as partes. Além dos dois, Marília Gabriela e César Filho, atualmente sem qualquer tipo de contrato, seguem na emissora recebendo normalmente. Gabi, por exemplo, afirmou certa vez em uma entrevista que acha melhor desta forma pois quando há confiança entre as partes não há o que temer. O modelo também vigora na maior parte do departamento de jornalismo da emissora. Redatores, editores, repórteres, diretores e até apresentadores seguem a norma.
O SBT não informa se o antigo modelo voltará a ser usado, visto que a medida foi tomada devido o rombo no PanAmericano, já vendido por Silvio Santos ao Banco BG Pactual.