O mérito de investir e colocar o carnaval de Salvador para o Brasil inteiro ver é da BAND, isso ninguém discute. Mas o comodismo e a falta de investimento foram fatores decisivos na troca da parceria. A BAND vai continuar transmitindo o carnaval, que já é tradicional na programação da emissora do Morumbi, mas a TV Aratu leva a melhor. Tanto que o local privilegiado da BAND, o famoso "glass" onde os artistas fazem uma parada maior no percusso Barra-Ondina - que foi criado por Daniela Mercury - agora é do SBT. O glass fica entre os dois maiores camarotes da avenida: o de Daniela Mercury e o Expresso 2222 de Gilberto Gil.
Com o apoio de Silvio Santos, a TV Aratu ofereceu mais que o dobro do que a BAND vinha pagando nos últimos anos. Com isso, a BAND ficou deslocada mais para o final do percurso e corre o risco de mostrar imagens mais "constrangedoras" dos foliões - já que o consumo de bebida alcoolica entre os foliões é permitida - e, ainda, pode não ter a colaboração das atrações.
Segundo a Folha de S. Paulo, o SBT está comercializando as cotas de patrocínio do Carnaval de Salvador. São quatro cotas no valor de 15 milhões de reais cada.