Formato do programa
Durante as audições, os dançarinos classificados recebem uma passagem para a cidade onde será realizada a segunda etapa. Na 1.ª temporada, a segunda etapa foi realizada em Hollywood. A partir da 2.ª temporada, as segundas etapas ocorrem em Las Vegas. Devido às limitações de tempo, a maioria das audições é cortada ou editada.
Durante a 1.ª temporada, os 50 melhores dançarinos eram separados por grupos, trabalhando com cinco diferentes coreógrafos por semana, sem juízes. No final os coreógrafos escolheriam os 16 melhores. A partir da 2.ª temporada o formato adquirido foi a realização da coreografia dos concorrentes diante dos juízes que escolheriam os melhores dançarinos que iriam para as audições em Las Vegas, e lá seriam escolhidos os 20 melhores, com base em suas performances.
Depois da primeira temporada, o formato mudou da troca de parceiros todas as semanas para um em que os Top 20 mantêm o mesmo parceiro até a escolha dos 10 melhores. A partir daí os dançarinos escolhem seu parceiro aleatoriamente retirando seus nomes de dentro de um chapéu, assim como seu estilo de dança. Cada bailarino, além de dançar em pares, também tem o direito de fazer um solo, ou seja, os espectadores têm a oportunidade de votar avaliando os dançarinos individualmente e em pares.
Quando restam apenas dois dançarinos e duas dançarinas, todos dançam com todos. No último programa dos resultados da temporada, é revelado quem foi eleito como o "dançarino favorito da América". Neste mesmo dia, os jurados escolhem as suas danças preferidas da temporada.
Na sétima temporada, houve algumas mudanças no formato do programa, como a mudança de Top 20 para Top 11, dois ou três finalistas ao invés de 4, o retorno de alguns dos participantes mais populares das temporadas anteriores, entre outras.
Confira o Trailer do programa: