30 de agosto de 2010

Eliana completa um ano de SBT como melhor opção para os Domingos

O domingo na TV aberta brasileira sempre foi o dia mais rico em opções para a família. Esta frase foi utilizada durante anos a fio como um mantra por praticamente todos os envolvidos em produções nas emissoras de televisão do país. Não era uma mentira completa nem uma verdade absoluta, porém, na atual década, houve queda significativa de qualidade nas produções dos programas de entretenimento e, em conseqüência, dos programas de auditório que vão ao ar nos domingos.

Na guerra pela audiência, boa parte dos tradicionais programas e apresentadores se perderam pelo caminho e saltaram o muro entre o entretenimento, a diversão com qualidade e leve para o sensacionalismo, o assistencialismo desumano e covarde. Uma pena, pois o Brasil não merecia isto em sua televisão em pleno século XXI.

Mas, reclamações à parte, no último ano, um raio de esperança iluminou a televisão brasileira. Após o troca-troca mais sensacionais entre apresentadores de emissoras abertas no Brasil, Eliana voltou a sua antiga casa e estreou aos domingos. Ela própria afirmou considerar uma bênção seu retorno para a Rede que a descobriu e, mais do que isso, uma honra estar nos domingos do SBT, tradicional por excelentes programas para a família.

E Eliana comprou a idéia. Formou uma parceria interessante com a brilhante diretora Leonor Corrêa e os resultados já foram vistos logo no início. O programa tornou-se muito mais que um mero produto de variedades ou um programa de auditório no formato com que todos os telespectadores se acostumaram ao longo da história.

Eliana mostrou ser possível inovar o formato e manter o frescor e a qualidade. Em um ano de programa a apresentadora já enfrentou altos e baixos de audiência, liderou em todos os confrontos possíveis e também amargou momentos de 4º lugar na audiência. Mas a produção mostrou maturidade, mesmo com tão pouco tempo no ar, e não se empolgou com os resultados bons nem se atrapalhou nos momentos ruins. Mantendo o foco desde a estreia todos ali enfrentaram as dificuldades e com calma, trabalho e, acima de tudo, criatividade, foram cavando seu espaço.

Hoje, com um ano de SBT, Eliana se consolida na briga dominical com vitórias e derrotas sobre a principal concorrente, Rede Record, mas mostra ter um público mais fiel que a de qualquer concorrente - inclusive Fausto Silva da Rede Globo. Mais do que simplesmente resultados satisfatório e que mostram crescimento, Eliana mostra para todos que é possível fazer televisão de qualidade numa época em que todos querem produzir o mais fácil, o que dá resultados mais rápidos. O programa, sem dúvida, tornou-se fácil a melhor opção de entretenimento para os domingos.

Por Daniel César

Anuncio