24 de junho de 2010

Entrevista com Luiz Gonzaga Mineiro, Novo Chefe de Jornalismo do SBT

http://ocanal.files.wordpress.com/2009/07/sbt-jornalismo1.jpg
Saiu Paulo Nicolau, e entrou, novamente Luiz Gonzaga Mineiro. Este que saiu em 2007 e está de volta ao SBT, após ajudar na reformulação do jornalismo da casa em 2005, juntamente com Ana Paula Padrão , hoje na Rede Record.
Mineiro planeja a médio e longo prazo profunda reformulação no jornalismo.

Confira um bate-papo com o novo chefe de jornalismo do canal de Silvio Santos:

Cíntia Quinhanes:
Mineiro, na sua primeira impressão, o jornalismo da casa precisa de reformulações?
Mineiro:
Bom, o jornalismo é excelente, já ganhou vários prêmios esse ano. Claro que precisamos de um pouco mais de investimento, tanto em equipes, mais jornais na grade, e expandir mais o jornalismo “praça” que é muito carente atualmente, que será um investimento mais fundo por parte do SBT.

Cíntia Quinhanes:
Está muito diferente de quando você saiu?
Mineiro:
Não muito. Teve algumas mudanças, mas poucas. Mas continua eficiente como sempre.

Cíntia Quinhanes:
Você falou em investimento. Quais serão os outros investimentos da emissora no jornalismo?
Mineiro:
Hoje o SBT tem uma excelente infra-estrutura pra qualquer tipo de programa. Já temos um projeto q seria em longo prazo uma construção de uma nova redação na parte externa do CDT (Centro de Televisão do SBT), com um teto mais alto e mais espaço para mais contratações e possivelmente a transmissão diretamente da nova redação. Estamos em estudo ainda de área, orçamento e equipe. Já existia um projeto “engavetado” sobre isso, que já está em avaliação novamente.

Cíntia Quinhanes:
O que você achou dos novos cenários do jornalismo?
Mineiro:
Olha, ficaram ótimos, mas tem uma coisa: São iguais. E isso eu acho que desgasta a imagem dos telejornais. Ai você me pergunta, mas se os telejornais fossem gerados de uma redação não seriam iguais? Eu diria que não. Porque em uma redação é diferente, mostra dinamismo e agilidade, e é esse um dos projetos que colocaremos em prática possivelmente em 2011.

Cíntia Quinhanes:
O SBT irá fazer novas contratações para o jornalismo?
Mineiro:
Possivelmente. Acho que precisamos de produtores, redatores e no Maximo mais uns 3 jornalistas. Temos um projeto de colocar na grade diária mais 2 telejornais, e sendo assim, precisamos de uma equipe preparada para a carga horária diária, estamos de olho, (risos).

Cíntia Quinhanes:
O que você achou da contratação de Roberto Cabrini?
Mineiro:
Nossa, essa foi a melhor noticia dos últimos 10 anos (risos). Eu particularmente sou fã declarado do Roberto, e realmente fui pego de surpresa. Foi uma excelente contratação. Eu só acho que o programa dele, que aliás é excelente, é exibido em dia e horário inadequado, ao meu ver, e as constantes mudanças de horário acabam “driblando’ o telespectador. Esse será um ponto a ser discutido. Eu acho que o Conexão seria perfeito aos domingos após a Eliana, as 19 horas, mas essa já não é minha área, e teremos uma reunião que o conexão terá uma pauta também.

Cíntia Quinhanes:
Existe algum projeto jornalístico para os domingos?
Mineiro:
Não. Por enquanto não. Somente a minha vontade de ter o Cabrini aos domingos, fora isso nenhum projeto.

Cíntia Quinhanes:
Há alguns meses, foi especulada a contratação da jornalista Luciana Liviero, da TV Record para a apresentação do SBT SP. O SBT teria ainda interesse nela? Você sabe algo a respeito, ou foi (é) só especulação?
Mineiro:
Acredito que tenho sido só especulação mesmo, porque ela está bem na Record. Eu a considero uma das maiores jornalistas do Brasil. Ela tem uma característica que é rara de se ver hoje em dia na televisão: o Improviso. Ela se sai muito bem, enfim é muito competente, mas eu não sei da existência do interesse do SBT, mas é um nome interessante.

Cíntia Quinhanes:
Falando em SBT SP, ainda existe um projeto da implantação de um jornal local em SP? Em Brasília, Rio, e Rio Grande do Sul, o SBT chega a liderar em audiência com os seus jornais locais. O próprio SBT Rio está muito bem na apresentação do Luis Bacci.
Mineiro:
Existe sim. Ainda em 2005, já existia esse projeto, juntamente com o SBT Brasil. Fizemos estudos na época e foi adiando. Acabei saindo do SBT e o projeto não foi pra frente. Mas existe sim um projeto de implantação de um telejornal local em São Paulo.

Cíntia Quinhanes:
Mineiro, o SBT Repórter terá mais investimentos também?
Mineiro:
Profundamente. Esse programa é um dos remanescentes do ápice do SBT. Eu quero resgatas aquele SBT Repórter dos anos 90 com grandes reportagens. A Marilia Gabriela está de volta, quem sabe ela não nos ajude nesse projeto, seria ótimo, mas não posso falar muito. (risos).

Cíntia Quinhanes:
Já ouve alguma conversa com a Marilia Gabriela?
Mineiro:
Ainda não, porque não sei se é de seu interesse. A Marilia esta de volta com o seu programa de entrevistas, que por sinal é muito bom. Continua na GNT, e não sei se ela será usada em novelas também, como eu li na imprensa. Mas, se ela se interessar pelo projeto. Bom, não posso falar mais. (risos).

Cíntia Quinhanes:
Pra finalizar, o SBT irá fazer algum debate esse ano com os candidatos a presidência?
Mineiro:
Sim, mas somente no segundo turno. Ainda estamos em negociações, e teremos a mediação do Carlos Nascimento, platéia, tudo como o combinado. Em breve teremos mais novidades, e certamente vocês, da imprensa, ficarão sabendo.

SBT → Oficial

Anuncio