28 de abril de 2010

“Supernanny” comemora 4 anos no SBT

“Supernanny”, produzido em mais de 10 países e criado em 2004 na Inglaterra, completa neste mês de abril quatro anos de exibição no SBT. Com apresentação de Cris Poli, a atração virou fenômeno comercial e sucesso de audiência. “O programa foi uma aposta ousada do SBT. Afinal, levar uma educadora (e não um artista) para entrar na casa de uma família qualquer para dar pitacos na criação dos filhos é, no mínimo, curioso. Não tínhamos ideia de como a crítica e o público se comportariam. E ambos nos aprovaram”, comenta Ricardo Perez, diretor do programa desde sua estreia.

A educadora já ajudou mais de 90 famílias diretamente no programa e outras milhares, que viram o reality show e repetiram as técnicas ensinadas pela TV em casa. “Formadores de opinião, psicólogos, educadores e professores aceitaram o projeto e viram nele uma maneira de retratar as relações entre pais e filhos nos dias atuais”, afirma Perez. “Para mim, o mais importante é fazer nosso trabalho com muita ética e bom gosto, sem exagerar na dose para não expor uma criança em qualquer situação vexatória e que possa trazer consequências ruins para ela mais adiante. Supernanny é um marco na minha carreira, pois me permitiu fazer um tipo de reality show diferente da maioria dos que são exibidos no Brasil, sem disputas, confinamento ou gravações 24 horas por dia”, completa o diretor.

Cris Poli atendeu mais de 90 famílias que perderam o controle na educação dos filhos. Geralmente, ela encontra casais emocionalmente desestruturados, que têm crianças que choram, brigam e desrespeitam demais. “Uso métodos para livrar os pais de todas as suas mágoas e frustrações. Colocam para fora tudo o que sentem”, conta Cris. Ela entra em ação para colocar ordem na casa. Mostra como organizar uma rotina, impor regras claras e associá-las ao cantinho da disciplina. “Faço os pais pensarem no que pode acontecer com seus filhos no futuro. Às vezes, aprimorei a fantasia das crianças”, lembra Supernanny.

Além disso, a educadora ensina como cada família faz para ter atitudes simples. Aos poucos, com pequenas mudanças, ela consegue transformar o ambiente de uma casa. “Visitei famílias de norte a sul do país. Vi hábitos muito diferentes. Tenho recebido muito retorno – 80% do que foi ensinado permaneceu com as famílias”, ressalta Cris Poli.

De acordo com a filosofia de Supernanny, educar uma criança pode ser muito mais saudável e divertido do que se pensa. “Passou um filme nesses 4 anos, foram tantas famílias, tanta alegria e tanto choro. Nunca imaginei ficar tanto tempo neste programa. Minha vontade é continuar trabalhando, alcançar mais famílias. O saldo é altamente positivo, o que me dá muita força. Não tem nada que pague. Guardo tudo no meu coração”, desabafa Cris Poli. “Minha proposta é ajudar as pessoas. Vejo que meu trabalho foi além do que imaginei. Isto surpreende e me dá muita satisfação”, finaliza Supernanny, emocionada.

Atualmente, “Supernanny” é exibido todos os sábados, a partir das 21h.

Anuncio