O SBT entrou na justiça contra o novelista depois de ele ter fechado um acordo com a empresa há 13 anos se comprometendo a escrever duas tramas assim que o seu contrato com a Rede Globo chegasse ao fim. Benedito Ruy Barbosa, no entanto, prorrogou seu trabalho na Globo.
Na decisão em primeira instância, o autor foi obrigado a pagar cerca de R$ 6 milhões. Por conta das atualizações, ele desembolsou o valor de R$ 25 milhões em abril deste ano, conforme informou o advogado do novelista.
Por outro lado, Benedito Ruy Barbosa também questiona o débito que Sílvio Santos tem com ele por não ter pago os seus direitos autorais devido à reprise da novela Pantanal no SBT, exibida entre maio de 2008 e início de janeiro deste ano. "Estou esperando o Silvio Santos pagar os direitos autorais por ter exibido 'Pantanal'. Não recebi nada. Ele me lesou".
Por conta da reprise, Benedito Ruy Barbosa entrou na justiça para pedir a proibição da exibição da atração na emissora. A ação se refere tamabém à possibilidade de uma segunda reprise, já que havia boatos de que o SBT veicularia a trama mais uma vez devido ao alto índice de audiência alcançado com a primeira exibição da trama.